Amor próprio e amor ao próximo
top of page
  • phmais

Amor próprio e amor ao próximo

Dia Nacional do Não Fumador - 17 de Novembro


A 17 de novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Não Fumador. Como outros dias que se comemoram ao longo do ano, este dia serve para pensar duas vezes num assunto e responder de maneira diferente.

Pensar duas vezes? Sim… É isso mesmo! Pensar duas vezes nos não fumadores!!! Como o não fumar não se nota, os não fumadores não são reconhecidos e valorizados por isso. E “isso” de não fumar é muito importante. É valioso para os não fumadores, e é valioso também para os próximos, para a comunidade e para a sociedade em geral. E é valioso para o ambiente. Não fumar é uma decisão de amor próprio, mas é também uma decisão por amor pelo próximo. Os argumentos são muitos e são fortes. Deixamos apenas alguns exemplos do valor de não fumar para os próximos (respira ar menos poluído), para a comunidade (mais qualidade de vida para todos), para a sociedade (baixa a conta dos serviços de saúde) e para o ambiente (reduz a poluição).

Respostas diferentes? Sim... Reparar nos não fumadores. Dar-lhes os parabéns por uma decisão tão acertada. Falar sobre como é bom não fumar. Sobre o que é ser não fumador. Ser NÃO fumad


or é ser outras coisas… (E agora vamos experimentar escrever sem o “NÃO”): é ser independente, é ser saudável, é respeitar o próximo, é preservar o ambiente, … e é por estas razões que existe o Dia Nacional do Não Fumador!

E pronto… temos que reconhecer: O Dia do Não Fumador é também um convite a todos os que fumam. Pensem duas vezes e respondam de maneira diferente. Pensem no amor próprio e no amor ao próximo e respondam MUDANÇA!

Paulo Vitória, Psicólogo.

Professor na Universidade da Beira Interior.

Foi membro do Conselho de Prevenção do Tabagismo e Coordenador da Linha SOS Deixar de Fumar.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page