Av. Miguel Bombarda nº36 - 11ºE - 1050-165 Lisboa

 

Rua Luís Braille nº6 - loja A - 1400-026 Lisboa

Tel: 217 952 341

Tel: 213 015 057 / 962 088 252

Serviços Apoio Psicológico

Aconselhamento vocacional

O trajeto escolar é uma rampa de lançamento para a vida profissional, e uma organização prévia das suas ambições e aptidões resultará num futuro mais sorridente. Não consideramos com isto que um jovem desenvolver incertezas ou a incapacidade de escolha seja sinónimo de fracasso.

 

É sim, uma oportunidade para uma autorreflexão partilhada com o psicólogo durante entrevistas e complementada com a realização de testes psicotécnicos.

Na Ph+ construímos um plano estruturado que compreende estes dois momentos que consideramos fundamentais para o início do percurso de escolha profissional dos nossos jovens estudantes.

Dificuldade de aprendizagem e comportamento

 

Na Ph+ privilegiamos o estabelecimento de uma relação saudável entre o jovem, a família e a escola como base para uma abordagem às dificuldades de aprendizagem e comportamento.

 

O apoio deve ser sentido pelo jovem em todos os vértices da sua vida, para assim reforçar a mudança de comportamento e o conseguir guiar a desenvolver capacidades de autonomia, autoestima e perseverança que levará consigo ao longo da vida.

A nossa metodologia compreende o estabelecimento de objetivos e metas ao longo do acompanhamento, tendo como foco as necessidades e expectativas do jovem e da sua família.

Ansiedade e Depressão

 

A ansiedade e a depressão são duas perturbações mentais que muitas vezes podem coexistir, ou serem o produto uma da outra, tornando complexo o diagnóstico correto antes do início do trabalho terapêutico.

Ambas possuem manifestações sintomatológicas físicas e psicológicas, são vividas de forma intensa e muitas vezes prolongada afetando assim a qualidade de vida da pessoa.

É cada vez mais importante tomar medidas preventivas e iniciar o trabalho terapêutico o mais brevemente possível aquando o surgimento dos primeiros sinais.

 

No caso da ansiedade: sensação injustificada de pânico, problemas de concentração, insónias e no da depressão: falta de interesse prolongada, fadiga persistente e diminuição da autoestima e confiança.

Comportamentos aditivos e dependências

 

Em Portugal o trabalho realizado na área dos comportamentos aditivos e dependências passa por uma estratégia preventiva.

Na Ph+ pegamos nesse trabalho e desenvolvemos também estratégias interventivas adequadas a cada pessoa e ao contexto sociodemográfico, económico e cultural em que se encontram inseridas.

Alguns exemplos de comportamentos aditivos e dependências são o abuso de álcool, tabaco e substâncias psicoativas. Mas recentemente tem surgido na literatura académica a noção de comportamentos aditivos e dependências sem substância, sendo um exemplo clássico os jogos e o uso abusivo da internet.

Conjugalidade 

 

O entendimento das dinâmicas conjugais em conjunto com os vários modelos terapêuticos desenvolvidos ao longo de anos de estudo na área da conjugalidade contribuem para a satisfação e estabilidade dos casais que procuram este apoio.

Na Ph+ a conjugalidade é percebida como estando inserida nos contextos familiar, social e cultural do indivíduo a partir do território comum criado pelas experiências e interacções do casal ao longo da sua relação.

As alterações nos padrões de manutenção das relações de casal são comuns e variáveis ao longo da vida, cuidar delas e entendê-las guiará qualquer casal a uma maior satisfação conjugal.

> Faça a sua marcação connosco